terça-feira, 14 de agosto de 2012

Terráqueos

Por Guilherme

Há mais ou menos oito anos, quando eu estava na graduação, ouvi pela primeira vez a expressão “tirania do olhar”. Não sei quem a cunhou, mas ela se refere ao fato de nos preocuparmos primariamente com aquilo que vemos, e não darmos muita importância ao que foge de nosso olhar. Hoje, não consigo ver exemplo maior da “tirania do olhar” do que o nosso desinteresse pelo modo como tratamos os animais não-humanos.
        Para reduzir o entorpecimento que a distância do problema causa em nossas ações, é importante conhecer com maior detalhe muitas das coisas que não queremos ver. O documentário abaixo, intitulado Earthlings (Terráqueos) serve muito bem para isso. As imagens são fortes, revoltantes, e, infelizmente, reais. O que pode ser visto no filme é uma ínfima parte do sofrimento que nossa espécie causa às demais todos os dias.
        Ao ver o filme (e recomendo fortemente que você o assista), lembre-se das palavras do filósofo inglês Jeremy Bentham: “A questão não é ‘eles podem raciocinar?’, nem ‘eles podem falar’? A questão é: eles podem sofrer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário